Que tal ser um seguidor do blog!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Assédio Moral no Trabalho III

Consequências à saúde provocadas pela violência moral no trabalho.

Na maior parte do tempo o trabalhador convive em silêncio com o seu sofrimento e com forte depressão. Quando adoece em função do trabalho, tem a sensação de que a culpa é sua. Os sintomas mais frequentes são: a depressão, angustia, perda da auto-estima, crises de identidade, sentimento de exaustão, sentimento de culpa, pensamentos suicidas e uso abusivo de álcool ou drogas. Os sintomas físicos mais frequentes são: cansaço habitual, insônia, aumento da pressão arterial, diabetes, problemas digestivos, problemas de pele, crises asmáticas, dores de cabeça frequentes, tonturas, tensão e dores musculares crônicas, tremores e palpitações.

O que fazer?

O trabalhador jamais deve demitir-se. É importamtemque que ele compartilhe a sua situação com os companheiros de trabalho, com familiares e amigos. É fundamental se fortalecer emocionalmente, tentar ser ouvido e manter-se forte. É importante pedir esclarecimentos, reunir provas, tirar cópias de documentos, anotar agressões, inclusive as testemunhas que as presenciaram.

Fonte: Folder Assédio Sexual, Assédio Moral e Práticas Racistas no Trabalho - Núcleo de Projetos e Pesquisas do CEREST/TO.

4 comentários:

  1. Parabéns! Seu blog será muito visitado. Vou divulgálo. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Sâmia. É assustador saber que o assédio moral pode causar tantos sintomas nas pessoas. E pensar que isso é uma prática tão constante!! Que tristeza!! Infelizmente a lei que apóia o trabalhador não funciona muito na prática. Penso que um dos pontos fracos diz respeito à apresentação de testemunhas, que geralmente são os funcionários da própria empresa. Como pai/mãe de família testemunharão contra o chefe uma vez que dependem dele para se manter no emprego? Geralmente, as pessoas acabam se demitindo. É a realidade....assustadora!

    ResponderExcluir
  3. Lendo a materia percebo que já passei por algumas destas situações. São muitas pessoas que já foram vítimas de assédio moral no trabalho,no entanto desconhece; assim desconhecemos nossos direitos ou forma de nos proteger.
    Muito bom o material, parabéns a equipe!
    Marília

    ResponderExcluir
  4. É bem verdade Marília!

    Obrigada pela participação!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela contribuição!!!